SÍNDROME DE ASPERG

23-11-2010 08:48

(...) O termo "síndrome de Asperger" foi utilizado pela primeira vez por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).

Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.

DESCRIÇÃO SOBRE CRIANÇAS COM ASPERGER
1. As crianças eram socialmente estranhas, ingênuas, inadequadas, emocionalmente afastadas dos outros (desinteressadas pelos outros).
2. Eram acentuadamente egocêntricas e extremamente sensíveis a qualquer crítica, apesar de serem alheias aos sentimentos das outras pessoas. (* ou ao mesmo tempo em que eram alheias aos...)
3. Tinham vocabulários vastos/amplos/extensivos/extensos. Sua fala era fluente (ou) brilhante, mas prolixa, literal e pedante, usada para monólogos e não para conversas/conversações recíprocas.
4. Tinham a comunicação não verbal pobre e uma entonação monótona ou peculiar.
5. Elas tinham interesses circunscritos/restritos a assuntos/tópicos específicos, incluindo colecionar objetos ou fatos ligados/relacionados a estes interesses.
6. Apesar da maioria das crianças afetadas terem a inteligência medida em testes nas faixas limítrofe, normal ou superior; tinham dificuldade em aprender as lições escolares convencionais. Entretanto, eram capazes de produzir idéias extraordinariamente originais e
tinham habilidades ligadas aos seus interesses especiais.
7. A coordenação e a organização do movimento era em geral pobre, apesar de que algumas podiam ter bom desempenho nas áreas de interesse especial para elas. Tais como tocar um instrumento musical.
8. Estas crianças careciam visivelmente de senso comum/bom senso.