Carlos Felipe procura trabalho

24-11-2010 20:43

Carlos Felipe, como todos os jovens, acha que pode trabalhar em algumas profissões que admira, com o apoio de alguém, em lugares escolhidos por ele, em atividades que acha que dá conta e em horários especiais. O texto abaixo faz parte dos registros que eu fazia do dia-adia com Carrlos Felipe para compreendê-lo melhor e foi publicado no livro Um Autista Muito Especial, Deusina Lopes da Cruz, Editora Mediação, 2008.

 

(...) Quando fala sobre seu futuro, Felipe fica extremamente angustiado sobre a possibilidade ou não, de poder trabalhar. Desde os seus 11 anos, já falava em trabalhar. Um dia, eu lhe perguntei no que queria trabalhar quando crescesse, e ele respondeu:

– No balcão da padaria.

Eu perguntei:

– Por quê?

Ele respondeu:

– Porque o menino entrega a ficha e diz: 02 pães e 01 leite e eu pego 02 pães e um leite e entrego, assim, para ele (imitando como faria o trabalho). Não quero esses negócios de seminários, coisa e tal difícil (eu participo de muitos seminários).

 

Com o passar do tempo, Felipe percebe que trabalhar é difícil para todos e para ele também. Desde os seus 18 anos nutre a esperança de trabalhar como vendedor de CDs em uma discoteca de Brasília (a Discoteca 2001). Por conta própria, ele comprou na papelaria uma ficha de solicitação de emprego. Felipe a preencheu, colou uma foto e a deixou com o gerente da loja. Telefonou várias vezes para lá em busca de resposta e, desde então,  passou a visitar a loja. Tanta insistência possibilitou fazer amigos como o Francisco, gerente da uma das lojas, que lhe atendeia com muita simpatia. Esperou ser chamado por muito tempo até que a rede de lojas faliu.

 

Quando tinha 23 anos, um pouco mais flexível quanto ao futuro e ao local de trabalho, escreveu um bilhete:

 

Mãe

Arranja um emprego para que mim trabalhar como atendente de lanchonete.

O local de trabalho fica no Lago Sul (zona nobre de Brasília).

 Faça a ficha de emprego minha. Entregue lá e converse com o Gerente sobre quais os dias que posso trabalhar.

Mas só faça isso depois da minha saída na Mansão Vida (Instituição onde está sendo atendido).

Boa sorte e que esse desejo possa acontecer, dar pé e trabalhar sem internações nem doença.

 

 

Um ano depois escreveu outro bilhete:

Mãe

Faça a ficha de emprego minha em cinco ocupações:

Instalador de som. Local: Taguatinga;

Eletricista. Local: Ceilândia Norte;

Lanterneiro de automóveis. Local: Águas Claras;

Cortador de Roupas. Local: Guará II;

Auxiliar de Cozinha. Local: Lago Sul.